quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sete cidades gaúchas na briga para receber seleções na Copa de 2014

Divulgação do catálogo ocorreu em São Paulo, no estádio Pacaembu - Foto: Secom/Prefeitura de Canoas.

A Copa do Mundo, no Rio Grande do Sul, em 2014, não ficará restrita a Porto Alegre, cidade-sede que receberá os jogos do Mundial. Outras cidades do Estado já concorrem para atrair seleções durante a Copa 2014. Na primeira versão do catálogo deCentro de Treinamento de Seleções (CTS), lançado nesta quarta-feira (1º), pela Fifa e Comitê Organizador Local, dos 54 CTS de todo o País, sete são gaúchos.Com o número, o RS foi o segundo Estado com maior número de CTS selecionados. Durante todo o processo, 22 cidades gaúchas se candidataram para servir de base para seleções que participarão do próximo Mundial.
 
"É uma grande satisfação para todos nós gaúchos contarmos com sete centros avalizados pela Fifa, sendo o segundo Estado com o maior número de cidades preparadas para receber seleções", ressalta o secretário de Esporte e Lazer (SEL) e coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa do Governo do Estado (CGCopa). Kalil Sehbe. O anúncio da seleção foi no estádio Pacaembu, em São Paulo.

Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Lajeado e Viamão são as cidades gaúchas aprovadas no catálogo de CTS da Fifa, disponível aqui. Uma nova janela será aberta em setembro e até o final de 2013 o catálogo final deverá estar concluído. A lista dos CTS será enviada a todas as federações de futebol que disputam as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Confira aqui os critérios utilizados pela Fifa para escolha das cidades. 

"O comitê vai continuar trabalhando, em conjunto com os municípios, para que as demais candidatas continuem competindo, com qualidade, para que na próxima versão do catálogo mais cidades do RS façam parte do catálogo", afirmou o coordenador-executivo do CGCopa, Maurício Santos. "Nesta primeira versão,o Estado conseguiu aprovar 30% das cidades que se candidatarão para CTS daCopa, mas nossa meta é potencializar ainda mais este número e colocar o maior número possível de CTS gaúchos na próxima janela", projeta o coordenador da Câmara Temática de Estádios e Gramados do CGCopa, Ricardo Nunes.

Na próxima semana, o Governo do Estado realiza nova reunião com o COL a fim de discutir melhorias a serem feitas nas cidades que não foram aprovadas nesta 1ª versão. Todas as concorrentes nesta primeira fase e mais Gravataí disputam uma seleção na nova janela. Como a listagem estará disponível online, no site da Fifa, sendo cumpridos os requisitos e os contratos firmados, as cidades já podem entrar automaticamente no catálogo.

As cidades do catálogo são as que poderão hospedar seleções. Este processo, no entanto, depende da escolha de cada federação. "Cabe, agora, aos municípios prospectar seleções; nós estamos apoiando das mais diversas formas, inclusive preparamos um material trilíngue para divulgação internacional das cidades, em feiras e eventos, além de contatos diretos com governos e embaixadas", completa Kalil Sehbe.

CTS gaúchos listados no Catálogo da Fifa
- Bento Gonçalves: Hotel Spa do Vinho e Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos
 - Canoas: Hotel Plaza San Rafael e Complexo Esportivo da Ulbra
Caxias do Sul: Hotel Intercity Premium e estádio Francisco Stédile (S.E.R Caxias), Samuara Hotel e estádio Alfredo Jaconi (Juventude)
- Farroupilha: Dall Onder Hotel e estádio das Castanheiras
- Lajeado: Inn Italy Hotel e Centro Esportivo Lajeadense
- Viamão: Hotel e CT do Vila Ventura

O município possui dois CTS cadastrados 

Anna Magagnin - Copa 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário